01. O que é o Consórcio Fiat e como funciona?
02. Quem regulamenta o contrato do Consórcio Fiat?
03. Quais são as condições para participar do Consórcio Fiat?
04. O que é uma cota e quantas cotas de consórcio posso adquirir?

05. Como posso aderir a uma cota da Fiat Administradora de Consórcios?

06. O que significa este contrato de Adesão?
07. Quando compro uma cota de Consórcio tenho algum seguro?
08. Como é definido o preço do veículo?
09. Como é composta a prestação do Consórcio Fiat?
10. Como efetuar o pagamento (renegociação) em escritório de cobrança?
11. As prestações são fixas ou sofrerão algum reajuste?
12. Quando ocorre a aplicação de multa e juros moratórios?
13. Onde devem ser efetuados os pagamentos das prestações?
14. O que fazer no caso de não recebimento do boleto para pagamento?
15. Posso fazer antecipação do pagamento das prestações?
16. É possível quitar antecipadamente a cota?
17. Gostaria de alterar o vencimento das parcelas, isto é possível?
18. É possível fazer alteração do veículo, escolhido na adesão?
19. Posso transferir a minha cota para outra pessoa?
20. Quem é o consorciado Desistente?
21. Posso solicitar o reembolso dos valores pagos em casos de desistência da cota de consórcio?
22. Quem é o consorciado Excluído?
23. O que é Assembléia?
24. Preciso comparecer às Assembléias de Contemplação?
25. O que é contemplação?
26. Onde, quando e em quais horários são realizadas as assembléias?
27. Quantos consorciados serão contemplados a cada assembléia?
28. Posso pedir exclusão do sorteio?
29. Para que serve meu código de acesso, que é solicitado no atendimento eletrônico? Onde eu identifico este número?
30. Quais são os critérios para Contemplação?
31. Como ocorre o cancelamento da contemplação? Tenho que efetuar algum pagamento para isto?
32. Fui contemplado! Como devo proceder para retirar o carro?
33. Qual o prazo para pagamento do Lance?
34. Meu veículo usado pode ser aceito como lance?
35. O consorciado contemplado pode escolher qualquer veículo?
36. Sou obrigado a fazer o faturamento do bem em revendas Fiat?
37. Tenho que dar alguma garantia para retirar o veículo?
38. O que acontece quando o valor do crédito é diferente do valor do veículo?
39. É possível substituir o veículo faturado para outro modelo?
40. Quando pode ocorrer o faturamento em espécie?
41. O que fazer caso eu não receba a cópia do contrato?
42. Caso eu mude de endereço, como devo informar ao Consórcio Fiat?
43. Eu tenho acesso ao meu contrato pelo site? Quais são os serviços disponíveis na internet?
44. Minha cota será Substituída? Com quantas parcelas eu corro este risco?
45. Por que meu veículo foi substituído por outro modelo? O que isto irá mudar em meu plano? Eu irei continuar com o mesmo valor de parcela?
46. Por que está sendo cobrado um valor maior em meu boleto? Houve alguma mudança no valor de meu bem (veículo)?
47. Quando se dá a liberação do veículo dado em garantia?
48. Já quitei meu contrato, quando que terei a desalienação do bem (veículo)?
49. Tarifas de serviços
50. O que é o SAC – Serviço de Apoio ao Cliente?
51. Quando utilizar o SAC?
52. Haverá um único número 0800 para resolução de problemas relativos a todos os produtos fornecidos pelo Consórcio Fiat?
53. Como serei atendido ao ligar para o SAC Consórcio Fiat?
54. Eu deverei necessariamente me identificar para ser atendido?
55. Os canais telefônicos que utilizo hoje deixarão de funcionar?
56. Para que tipo de serviços eu devo continuar utilizando os canais atuais?
57. O que acontecerá se eu ligar para o número errado ou fizer a opção incorreta no atendimento eletrônico (por exemplo, se eu ligar para o SAC, quando, na verdade, eu quiser solicitar alguma informação sobre meu contrato, ou se houver um número específico para o assunto a que me refiro)?
58. O Consórcio Fiat fornecerá um número de protocolo de atendimento para todas as minhas demandas?
59. Como saberei o número do SAC Consórcio Fiat?
60. Os pedidos de desistência de cota não contemplada e demais serviços serão efetivados automaticamente?
61. Em quanto tempo o Consórcio Fiat deverá resolver meu problema ou atender ao meu pedido?
62. Quais são as regras do contrato adaptado a Lei nº 11.795/08?



Serviço de Apoio ao Cliente


01. O que é o Consórcio Fiat e como funciona?

O Consórcio Fiat é a reunião de pessoas físicas e/ou jurídicas em um grupo fechado, em que os consorciados pagam parcelas mensais, com objetivo de formar poupança que será destinada à compra de um bem (veículo) novo ou usado.

A Fiat Administradora de Consórcios forma os grupos, realiza as Assembléias e administra os recursos financeiros do grupo em nome dos participantes.


02. Quem regulamenta o contrato do Consórcio Fiat?

O contrato do Consórcio Fiat é feito de acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central, que é o regulador do sistema desde 1991, emitindo as autorizações de funcionamento e fiscalizando o setor.


03. Quais são as condições para participar do Consórcio Fiat?

Ser maior de 18 anos ou comprovadamente emancipado e comprovar a renda 03 vezes o valor da parcela.


04. O que é uma cota e quantas cotas de consórcio posso adquirir?

A cota é um número destinado ao consorciado, que tem por finalidade identificá-lo no grupo, permitindo a participação nas Assembléias. Cada consorciado (pessoa física e/ou jurídica) pode adquirir no máximo oito cotas.


05. Como posso adquirir uma cota da Fiat Administradora de Consórcios?

Para aquisição de uma cota do Consórcio Fiat, é necessário o comparecimento em uma das Concessionárias da Rede Fiat. Para saber qual é a concessionária que está mais próxima de sua localidade acesse o link “Rede de Concessionárias”.

O primeiro pagamento é considerado como a primeira parcela, pois não há taxa de adesão. Este pagamento garante a participação do consorciado na 1ª Assembléia Geral Ordinária.

Importante: Pague sempre em cheque nominal à Fiat Administradora de Consórcios Ltda.


06. O que significa este contrato de Adesão?

O contrato de adesão é o termo de contratação do produto. É o contrato que tem a sua assinatura para comprovar adesão e ciencia de todas as características do produto.


07. Quando compro uma cota de Consórcio tenho algum seguro?

Sim. O Seguro utilizado pelo Consórcio Fiat é o de Vida em Grupo e o Seguro Proteção Financeira.

Seguro de Vida e Proteção Financeira: Em casos de morte ou invalidez permanente por acidente do titular da Cota, a Seguradora cobrirá o saldo devedor a vencer da cota, e em caso de desemprego serão cobertos pela Seguradora até o valor de 06 prestações, de acordo com os requisitos da apólice.


08. Como é definido o preço do veículo?

É utilizada, como base, a tabela da montadora Fiat.

Nesse valor, não são computadas as despesas com frete, seguro transporte, tributos, taxas de transferência, licenciamento e seguro obrigatório, as quais serão pagas pelo consorciado quando da aquisição do bem.


09. Como é composta a prestação do Consórcio Fiat?

A prestação é composta basicamente pelo fundo comum, contribuição ao fundo de reserva, taxa de administração, Seguro de Vida eSeguro Proteção Financeira .

Fundo Comum: É formado pelas contribuições dos consorciados e é utilizado para a distribuição dos créditos de contemplação aos integrantes do grupo.

Fundo de reserva: É o percentual devido, recolhido mensalmente e destinado a:

• Cobrir eventual insuficiência de caixa, permitindo no mínimo uma contemplação na assembléia;
• Cobrir despesas de devolução, aos consorciados desistentes e/ou excluído;
• Devolução, aos consorciados ativos, do saldo restante ao término das operações do Grupo;
• Taxa de cobrança devida pelos serviços bancários.


Taxa de administração: É o valor cobrado pela Administradora para a administração dos grupos.

Seguro de Vida e Proteção Financeira: Em casos de morte ou invalidez permanente por acidente do titular da Cota, a Seguradora cobrirá o saldo devedor a vencer da cota, e em caso de desemprego serão cobertos pela Seguradora até o valor de 06 prestações, de acordo com os requisitos da apólice.


10. Como efetuar o pagamento (renegociação) em escritório de cobrança?

Se sua cota está contemplada com o bem e direcionada a um escritório de cobrança você deverá acioná-lo para saber o valor ou a forma para pagamento dos valores em aberto, pois somente ele poderá informá-lo.

Para saber o endereço e o telefone do escritório verifique diretamente através da Central de Atendimento Consórcio Fiat


11. As prestações são fixas ou sofrerão algum reajuste?

As prestações são reajustadas de acordo com a variação do preço do veículo, que é repassado pela montadora ou, quando da ocorrência de Bem Retirado de Fabricação.


12. Quando ocorre a aplicação de multa e juros moratórios?

Sempre que a contribuição for paga fora da data do vencimento, incidirá a cobrança de multa e juros.


13. Onde devem ser efetuados os pagamentos das prestações?

Os pagamentos devem ser efetuados preferencialmente em qualquer agência do Banco Itaú, até o vencimento. Após o vencimento, o consorciado deverá seguir as instruções contidas no boleto de pagamento.


14. O que fazer no caso de não recebimento do boleto para pagamento?

Em caso de não recebimento do boleto para pagamento em até 5 dias antes do vencimento da parcela, o consorciado poderá solicitar a 2ª via pelos Serviços On-line, ou pela Central de Atendimento Consórcio Fiat.


15. Posso fazer antecipação do pagamento das prestações?

Sim. A antecipação poderá ser efetuada até o dia do vencimento e poderá ser computada da seguinte forma:

• Abatida na ordem seqüencial;
• Abatida na ordem inversa, ou seja, de trás para frente;
• Diluída nas parcelas a vencer, permitindo a redução no valor das parcelas.

Você pode obter o valor para antecipação das prestações e o boleto para pagamento pela Central de Atendimento Consórcio Fiat.

É possível realizar a antecipação de seus pagamentos através de sua Posição Informativa (encaminhada mensalmente para o seu endereço preferencial de correspondência), basta preencher o campo “Outros Acréscimos” com o valor da antecipação. O valor antecipado será abatido no valor da contribuição do mês seguinte. Caso deseje que essa antecipação seja utilizada para abatimento em ordem inversa (reduzindo prazo), é necessário que contate nossa Central de Atendimento Consórcio Fiat.
 


16. É possível quitar antecipadamente a cota?

Sim. No entanto, fique atento para o procedimento que é diferente nas situações de cota não contemplada e cota contemplada.

Atenção!

Quitação de Cota não Contemplada:

A quitação de cota não contemplada é caracterizada apenas como antecipação dos valores, pois haverá resíduo toda vez que o bem sofrer reajuste até o final do plano;

Neste caso, a quitação antecipada não garante a contemplação e não será mais possível ofertar lance, devendo o consorciado aguardar a contemplação por sorteio.

Se o objetivo do cliente for faturar o veículo, a forma correta é através de contemplação por oferta de lance. Se o lance for vencedor o cliente poderá faturar o veículo.

Quitação de Cota Contemplada:

Se o pagamento for efetuado fora da data da assembléia, a cota estará sujeita a reajustes, caso haja aumento do veículo, conforme contrato de adesão.

Nas duas situações de cota, você pode obter o valor para antecipação das prestações e o boleto para pagamento pelos Serviços On-line, ou pela Central de Atendimento Consórcio Fiat.


17. Gostaria de alterar o vencimento das parcelas, isto é possível?

Os vencimentos das parcelas nos grupos de consórcio não podem ser alterados, pois são determinados para todas as cotas, e projetados para que aconteçam 4 dias úteis antes das assembléias (que possuem datas fixas). Assim, qualquer prorrogação no vencimento, implicaria em mudança da data de vencimento para todos os participantes do grupo e também nas datas de assembléias a serem realizadas.


18. É possível fazer alteração do veículo, escolhido na adesão?

É possível alterar o veículo nas seguintes situações:

• Uma única vez, por solicitação do consorciado e desde que a alteração seja feita para um veículo de menor valor que o contratado na adesão.
• Quando da ocorrência de Bem Retirado de Fabricação (BRF).


19. Posso transferir a minha cota para outra pessoa?

Sim. No entanto, a cota não deverá ter parcelas em atraso e o cadastro do novo consorciado deverá ser previamente aprovado pela Fiat Administradora de Consórcios.

Você pode solicitar a transferência pelos Serviços On-line, ou pela Central de Atendimento Consórcio Fiat.


20. Quem é o consorciado Desistente?

É o consorciado que formaliza a desistência e afastamento do Grupo por meio de solicitação encaminhada à Administradora ou ligando para a Central de Atendimento Consórcio Fiat, desde que a cota não esteja contemplada.


21. Posso solicitar o reembolso dos valores pagos em casos de desistência da cota de consórcio?

Se houve desistência do grupo de consórcio o reembolso dos valores pagos somente poderá ser solicitado 60 dias após a realização da última assembléia do grupo. Pedimos que aguarde esse prazo para solicitar a devolução.

Caso já tenha ultrapassado entre em contato com a Central de Atendimento para que seja analisado.

Atenção: Os valores a serem restituídos sofrerão deduções conforme previsto em seu contrato.


22. Quem é o consorciado Excluído?

É o consorciado que deixa de cumprir as suas obrigações financeiras obrigando a Administradora a excluí-lo do Grupo, conforme determinação legal.


23. O que é Assembléia?

Assembléia é um evento agendado em local determinado pela Administradora e tem por objetivo realizar as contemplações por sorteios e lances.

Assembléia de Constituição: .é a primeira reunião do Grupo, visando, dentre outras definições, a confirmação da formação do Grupo e determinação das responsabilidades dos consorciados.
Ela será realizada juntamente com a 1ª Assembléia Ordinária.

Assembléia Geral Ordinária: é a reunião mensal do grupo com propósito de divulgar os resultados do sorteio, apurar lances, realizar a contemplação e prestar informações gerais aos consorciados. É também conhecida por Assembléia de Contemplação.

Assembléia Geral Extraordinária: é a reunião esporádica do grupo com propósito de definir um outro veículo para substituir o veículo atual quando este for um Bem Retirado de Fabricação - BRF, ou seja, não está sendo mais fabricado pela montadora e para outros assuntos atípicos.


24. Preciso comparecer às Assembléias de Contemplação?

Não é obrigatória a presença do consorciado nas Assembléias de Contemplação, pois, em caso de contemplação, será comunicado por carta ou telegrama, no entanto, a presença do consorciado nas assembléias é sempre bem-vinda.

O resultado das Assembléias é disponibilizado na Internet nos Serviços On-line, ou pela Central de Atendimento Consórcio Fiat.


25. O que é contemplação?

É o direito assegurado, se houver saldo suficiente, ao Consorciado de utilizar o crédito disponível para aquisição do veículo. As contemplações ocorrem nas datas das Assembléias Gerais Ordinárias mensais em duas modalidades:

Sorteio: a cada cota é atribuída uma combinação única, com a qual o consorciado concorre de acordo com a extração do resultado do primeiro prêmio da Loteria Federal, no sábado anterior à realização da Assembléia Geral Ordinária.

Lance: através da oferta de no mínimo o valor de 1 prestação, convertido em percentual do preço do veículo, que concorrerá com as demais ofertas dos outros participantes do grupo. A oferta de lance deverá ser efetuada até um dia antes da data de realização da assembléia de seu grupo ou pessoalmente no local de realização da Assembléia Geral Ordinária.

O consorciado com lance vencedor será informado pela administradora por telegrama ou por carta de contemplação no primeiro dia útil após a realização da assembléia. Você poderá ofertar o lance pela Central de Atendimento Consórcio Fiat ou ainda na revendedora que lhe atende.

Importante: somente os consorciados em dia com as parcelas têm o direito de concorrer por meio de sorteio e/ou lance.


26. Onde, quando e em quais horários são realizadas as assembléias?

Esta informação pode ser obtida por meio da Posição Informativa, que é encaminhada mensalmente ou pela Central de Atendimento Consórcio Fiat.


27. Quantos consorciados serão contemplados a cada assembléia?

Caso haja saldo suficiente no grupo, serão contempladas duas cotas por assembléia, sendo uma por sorteio e a outra por lance.

Poderá haver mais contemplações por lance, se ainda houver saldo.


28. Posso pedir exclusão do sorteio?

Sim. O consorciado poderá solicitar a exclusão e o retorno à participação nos sorteios pela Central de Atendimento Consórcio Fiat.

A solicitação de inclusão não poderá ser feita a partir da data de extração da Loteria Federal (sábado) até o dia da data de realização da assembléia.


29. Para que serve meu código de acesso, que é solicitado no atendimento eletrônico? Onde eu identifico este número?

O código de acesso, disponível na Posição Informativa, deve ser utilizado para realização de alguns serviços em nosso atendimento eletrônico, tais como Ofertas de Lances, Exclusões de Participação nos Sorteios, entre outros. É uma senha que confirma a execução desses serviços.


30. Quais são os critérios para Contemplação?

Na contemplação por sorteio, cada consorciado possui números determinados (informados na Posição Informativa, no campo Números de Participação nos Sorteios) para a concorrência. Todos os consorciados concorrem com a mesma quantidade de números, garantindo a mesma probabilidade de contemplação. A contemplação será dada à cota que possuir o número do resultado do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal, do sábado anterior à realização da assembléia do grupo. Em situações em que a cota sorteada já estiver contemplada ou desabilitada, será contemplado o consorciado com número de cota superior ao da cota do consorciado premiado, se este também estiver contemplado ou desabilitado, será contemplado o consorciado com número de cota inferior ao da cota do consorciado premiado e assim sucessivamente, até que seja possível a contemplação.


31. Como ocorre o cancelamento da contemplação? Tenho que efetuar algum pagamento para isto?

A contemplação é cancelada quando o lance não é pago até a data do vencimento do boleto, ou quando o cliente nos solicita. Em ambas situações, caso haja aumento no valor do veículo entre a assembléia de contemplação e a assembléia em que efetivamos o cancelamento, a diferença (entre o novo valor do veículo e o valor do crédito) deverá ser paga juntamente com a próxima parcela.


32. Fui contemplado! Como devo proceder para retirar o carro?

Ao receber um telegrama ou uma carta de contemplação, procure a concessionária Fiat onde você adquiriu sua cota ou outra de sua preferência e negocie o veículo que deseja – conforme as condições previstas em seu contrato. Você também pode ir até uma revenda credenciada Itaú.

Para agilizar seu processo, imprima, agora mesmo, o passo a passo com todas as instruções para faturamento do veículo, clique aqui.

Atenção! Procure fazer o seu pedido o mais rápido possível. Caso ocorra um aumento no valor do veículo entre a data da Assembléia de Contemplação e a data do faturamento, você terá de pagar a diferença diretamente na concessionária ou revenda. Lembre-se de que o crédito a que você tem direito refere-se à data da contemplação, mais os rendimentos financeiros diários.

O Acrobat Reader é imprescindível para visualizar arquivos do tipo PDF (Portable Document File). Caso você não o tenha instalado no seu computador, clique no link http://www.adobe.com.br/products/acrobat/readstep.html e faça o download gratuitamente.


33. Qual o prazo para pagamento do Lance?

O prazo para pagamento de lance é de 04 dias úteis, a contar da data da realização da Assembléia Geral Ordinária.

Caso o pagamento não seja efetuado dentro do prazo determinado, a contemplação será cancelada.


34. Meu veículo usado pode ser aceito como lance?

Esta alternativa deve ser negociada junto à revendedora, já que o lance tem de ser pago em dinheiro ou em cheque administrativo à Administradora.


35. O consorciado contemplado pode escolher qualquer veículo?

O consorciado contemplado poderá optar pela compra de qualquer veículo zero quilômetro, desde que, se responsabilize pela diferença de preço, se houver, pagando-a diretamente para a revendedora no momento do faturamento.


36. Sou obrigado a fazer o faturamento do bem em revendas Fiat?

O consorciado ganha com a agilidade oferecida pela rede de concessionárias Fiat, porém também pode optar por uma revenda credenciada ao Itaú, de sua preferência. Para sua comodidade consulte a Rede de Concessionárias ou Revendas Credenciadas ao Itaú e escolha aquela mais próxima de você!


37. Tenho que dar alguma garantia para retirar o veículo?

Como garantia do pagamento das parcelas a vencer, o veículo deverá ser alienado fiduciariamente à Fiat Administradora de Consórcios Ltda. Em algumas situações poderá ser solicitada a apresentação de um avalista.


38. O que acontece quando o valor do crédito é diferente do valor do veículo?

Neste caso, temos 2 situações:

• Quando o valor do veículo escolhido pelo consorciado para faturamento for menor do que o valor da carta de crédito, esta diferença será automaticamente destinada para a quitação de prestações a vencer, na ordem inversa do vencimento ou diluída, ou ainda, se o consorciado preferir, o valor poderá ser utilizado para pagamento de despesas com cartórios, Detran e Seguros até o limite de 10% do valor da carta de crédito.

• Caso o valor do veículo seja maior que o crédito a diferença deve ser paga pelo consorciado diretamente à revendedora.


39. É possível substituir o veículo faturado para outro modelo?

Sim. No entanto, a cota não deverá ter parcelas em atraso e é necessária a análise e a aprovação do novo bem.

Você pode solicitar a análise, com os dados do novo veículo (marca, modelo, ano e placa), pelos Serviços On-line, ou pela Central de Atendimento Consórcio Fiat. .


40. Quando pode ocorrer o faturamento em espécie?

O faturamento em espécie somente poderá ocorrer mediante quitação das parcelas, e após 180 dias da data da contemplação ou após a realização da última assembléia, caso o consorciado não tenha utilizado o respectivo crédito e não tenha saldo devedor.


41. O que fazer caso eu não receba a cópia do contrato?

Solicite a cópia do contrato para a Central de Atendimento Consórcio Fiat.


42. Caso eu mude de endereço, como devo informar ao Consórcio Fiat?

É muito importante ter seus dados atualizados para que possamos manter contato permanente com você.

O novo endereço e telefone poderão ser alterados pelos Serviços On-line, ou pela Central de Atendimento Consórcio Fiat.


43. Eu tenho acesso ao meu contrato pelo site? Quais são os serviços disponíveis na internet?

Sim. O Consórcio Fiat tem como objetivo atender às necessidades de seus clientes, através da prestação de serviços qualificados e com constante aprimoramento.

Acesse os Serviços On-line, seguindo a rota: Serviços On-line => Identificação positiva. Após a identificação você terá acesso aos seguintes serviços: emissão de boleto de parcela, lance e contemplação por sorteio, atualização cadastral, resumo da cota e resumo financeiro da cota.


44. Minha cota será Substituída? Com quantas parcelas eu corro este risco?

A partir do atraso de 03 contribuições, sua cota poderá ser excluída e encaminhada a uma de nossas Revendas Fiat, para que sejam vendidas como cotas de substituição, podendo ser adquirida por outro consorciado que dará continuidade aos pagamentos.


45. Por que meu veículo foi substituído por outro modelo? O que isto irá mudar em meu plano? Eu irei continuar com o mesmo valor de parcela?

Seu veículo é substituído por outro modelo quando ocorre o BRF (Bem Retirado de Fabricação), ou seja, quando a Fiat Automóveis determina que um automóvel não será mais fabricado no mercado. Quando isso acontece, as contribuições mensais de seu contrato são recalculadas com base no valor do novo veículo, o que poderá gerar aumento ou diminuição dos valores que lhe são cobrados mensalmente. Os cálculos serão efetuados a partir da data de assembléia do BRF, conforme previsto em seu contrato de adesão.


46. Por que está sendo cobrado um valor maior em meu boleto? Houve alguma mudança no valor de meu bem (veículo)?

O aumento no valor das contribuições é referente ao aumento no valor do veículo. O fato de emitirmos a Posição Informativa alguns dias antes do vencimento, possibilita a não atualização dos valores cobrados no vencimento da parcela. Quando isso ocorre, a diferença referente ao aumento no valor do bem é encaminhada com Diferença de Parcela no mês seguinte.


47. Quando se dá a liberação do veículo dado em garantia?

A liberação do veículo ocorre automaticamente após o pagamento da última prestação, ou seja, quando o saldo devedor for quitado e não existir diferenças de prestações.


48. Já quitei meu contrato, quando que terei a desalienação do bem (veículo)?

O Consórcio Fiat está integrado ao Sistema Nacional de Gravames - SNG, que permite a desalienação automática do veículo no DETRAN, após a assembléia de quitação da cota. Depois de efetuada a desalienação, dirija-se ao DETRAN de sua cidade, para efetuar a transferência ou solicitar a nova documentação do veículo.


49. Tarifas de serviços

 Tipo de Serviço  Unidade de Cobrança  Valor R$
Autorizações Diversas por evento 30,00
Alienação Eletrônica por evento 42,11
Baixa de Alienação Eletrônica por evento 40,00
Cessão de direitos (Cota Contemplada) por evento 1% do saldo devedor
Serviço de Faturamento por evento 188,00
Substituição de Garantia por evento 150,00


50. O que é o SAC – Serviço de Apoio ao Cliente?

SAC - Serviço de Apoio ao Cliente - é o serviço prestado através de telefone para informações gerais, resolução de problemas sobre contratos de consórcio de veículos e cancelamentos de produtos formalizados com o Consórcio Fiat.


51. Quando utilizar o SAC?

O SAC é o canal disponibilizado para que você busque a solução para quaisquer problemas decorrentes de seu contrato de consórcio de veículo. Pelo SAC você poderá solicitar informações gerais, formular suas reclamações e efetuar pedidos de cancelamentos de produtos e serviços formalizados com o Consórcio Fiat.


52. Haverá um único número 0800 para resolução de problemas relativos a todos os produtos fornecidos pelo Consórcio Fiat?

Sim, para resolver problemas de contratos formalizados com o Consórcio Fiat será disponibilizado um número único (0800) com acesso gratuito.


53. Como serei atendido ao ligar para o SAC Consórcio Fiat?

Ao acessar o SAC Consórcio Fiat, você será atendido por um sistema eletrônico, que lhe garantirá as opções de reclamações, pedidos de cancelamento e contato com o atendente. O menu de opções assegurará que você seja direcionado a um atendente mais preparado para falar sobre o assunto de sua escolha, agilizando o atendimento e tornando mais rápida a solução da demanda. Caso você não escolha nenhuma das opções, será atendido por um dos profissionais do SAC Consórcio Fiat.


54. deverei necessariamente me identificar para ser atendido?

O acesso inicial ao atendente não está condicionado a qualquer identificação prévia. Por razões de agilidade no atendimento e segurança alguns dados podem ser solicitados, de forma opcional. Entretanto, dependendo da natureza da demanda, como por exemplo, pedido de cancelamento do contrato, devem ser fornecidas informações para que o atendimento possa ser concluído.


55. Os canais telefônicos que utilizo hoje deixarão de funcionar?

Não, os canais telefônicos permanecem os mesmos, apenas o telefone 0300 foi alterado por um número 0800 para clientes que não residem em capitais ou regiões metropolitanas. Apesar dessa alteração, a central de atendimento continuará operando normalmente e realizando todas as operações que hoje já realiza. Abaixo os telefones para contato com o Consórcio Fiat:
Capitais e regiões metropolitanas: 4004-4224
Demais localidades: 0800 723 4224


56. Para que tipo de serviços eu devo continuar utilizando os canais atuais?

Quaisquer ações ou informações relacionadas à execução regular da contratação estarão disponíveis no serviço habitual no Consórcio Fiat (através dos telefones 4004-4224 – capitais e regiões metropolitanas e 0800 723 4224 – demais localidades), sem qualquer alteração. Por exemplo: emissão de boletos, pedidos de troca de veículo, transferência de contrato, faturamento de veículo, desalienação da garantia, etc.


57. O que acontecerá se eu ligar para o número errado ou fizer a opção incorreta no atendimento eletrônico (por exemplo, se eu ligar para o SAC, quando, na verdade, eu quiser solicitar alguma informação sobre meu contrato, ou se houver um número específico para o assunto a que me refiro)?

Nesse caso, os atendentes informarão a você o canal adequado para que acesse o serviço desejado.


58. O Consórcio Fiat fornecerá um número de protocolo de atendimento para todas as minhas demandas?

Sim, você receberá um número de protocolo de atendimento para cada demanda que possa gerar um acompanhamento posterior.


59. Como saberei o número do SAC Consórcio Fiat?

O Consórcio Fiat divulgará esse número em seu site na Internet e, progressivamente, em materiais impressos entregues ao cliente.


60. Os pedidos de desistência de cota não contemplada e demais serviços serão efetivados automaticamente?

O SAC receberá e processará pedidos de desistência de cotas não contempladas e demais produtos e serviços oferecidos pelo Consórcio Fiat. Para demais cancelamentos você será orientado sobre como proceder caso a caso.


61. Em quanto tempo o Consórcio Fiat deverá resolver meu problema ou atender ao meu pedido?

Para o que não puder ser resolvido de imediato, o Consórcio Fiat terá o prazo de 5 dias úteis para promover essa solução. Não sendo possível atender nesse prazo, ele lhe informará dessa impossibilidade, dando-lhe uma estimativa do prazo necessário e buscando uma solução provisória para sua demanda.


62. Quais são as regras do contrato adaptado a Lei nº 11.795/08?

Conheça as novas regras: clique aqui.